30 junho 2017

# Curso de Psicologia # Psicologia

Tudo sobre meu curso de Psicologia!



Olá meus amores, tudo bem com vocês?


Bom, hoje irei fazer um post um pouco diferente. Vou falar um pouco sobre meu curso de Psicologia! Para quem não sabe, eu estou no quarto ano desse curso maravilhoso e irei contar um pouquinho de como é! Ficou curiosa? Então vamos lá!

O Curso tem a duração de 5 anos, 10 semestres, abaixo irei listar as matérias que cursei até agora e falar um pouco sobre cada uma!






I PERÍODO

- Introdução ao conhecimento científico

É basicamente uma matéria de introdução a realização de trabalhos científicos, de como fazer, normas ABNT, formatação e estatísticas(a unica matéria que tem matemática no curso todo!).

- Processos psicológicos

Enfoca os processos psicológicos básicos: sensação, percepção, motivação e emoção; e os processos superiores: estados da consciência, memória, linguagem e pensamento, alem da matéria de genética que aborda os mecanismos biológicos da hereditariedade humana e discute a influência genética sob os processos psicológicos, sociais e culturais. 

 - Teorias e sistemas em psicologia

A psicologia no Brasil. Bases filosóficas da Psicologia, e os fundamentos epistemológicos das teorias psicológicas.


II PERÍODO

- Comportamento social

História e fundamentos da Psicologia Social. Diferentes correntes na Psicologia Social e seus principais conceitos. Cognição social e as atitudes.

 - Estágio básico supervisionado em observação psicológica

Observação na ciência psicológica. O papel do observador. Registros observacionais. A importância da linguagem científica. O limiar de controle na observação. A observação e sua aplicabilidade: cuidados e dificuldades. A ética no trabalho observacional.

- Princípios de fisiologia, neurociência e comportamento

Conceitos básicos da fisiologia geral e endócrina e as bases para o entendimento das neurociências, enfatizando sua relação com o comportamento humano. O funcionamento normal e patológico do sistema nervoso. Introdução de conceitos fundamentais de farmacologia e os mecanismos de ação de fármacos no Sistema Nervoso Central. Os modelos experimentais e a terapia medicamentosa das principais psicopatologias. Conceitos básicos e as bases neurobiológicas da dependência à drogas e o mecanismos de ação das principais drogas de abuso bem como seus efeitos sobre o Organismo e o comportamento.

- Psicologia do desenvolvimento do bebê

Dimensões biológicas, psicológicas e sociais do desenvolvimento humano. O crescimento e o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social do bebê e sua inserção na sociedade. As abordagens cognitiva, comportamental e psicanalítica. A relação pais-bebê, as primeiras interações sociais e afetivas e suas implicações para o desenvolvimento.


III PERÍODO


- Diagnóstico psicológico

diagnóstico psicológico: das doenças físicas às doenças mentais. As abordagens psicodiagnósticas: médica, behaviorista, psicométrica, fenomenológica, humanista e psicanalítica. As etapas do processo psicodiagnóstico. A psicometria e as técnicas de exame psicológico: histórico, funções e construção dos instrumentos. A diversidade de instrumentos e procedimentos para investigação diagnóstica: tipos de testes, entrevistas e procedimentos clínicos. Ética e direitos humanos em avaliação psicológica. O diagnóstico psicológico nas áreas: de pesquisa, clínica, saúde, educação e jurídica.

 - Estágio básico supervisionado em instituições de atendimento à criança

A Psicologia e as políticas públicas brasileiras: atendimento das demandas da infância e da juventude. O lugar da criança e do jovem na contemporaneidade. Práticas analíticas e institucionais em estudo de campo

- Psicologia comportamental

Evolução histórica da abordagem behaviorista: behaviorismo metodológico, mediacional e radical. Pressupostos filosóficos e metodológicos do behaviorismo radical. O Behaviorismo como modelo de seleção pelas consequências. O Método Experimental. A Análise Experimental do Comportamento como metodologia de estudo do comportamento em situação de laboratório. Princípios da Análise Experimental do Comportamento. Análise do Comportamento aplicada aos contextos sociais e clínicos.

- Psicologia do desenvolvimento da criança

O desenvolvimento psicológico, cognitivo e afetivo da criança nas abordagens psicanalítica, cognitiva e comportamental. A importância das relações afetivas e sociais no desenvolvimento da criança. A perspectiva histórico-filosófica das principais concepções de ensino aprendizagem. A relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano. Teorias da Aprendizagem.


IV PERÍODO


- Aprendizagem e cognição

Fatores que interferem na aprendizagem e cognição: neuropsicológicos, sensoriais, afetivos e sociais. Análise experimental e aplicada do comportamento e da cognição. As técnicas de avaliação cognitiva, psicomotora e neuropsicológica dos processos de aprendizagem.

- Psicologia do desenvolvimento do adolescente

O desenvolvimento psicológico, cognitivo, afetivo e social do adolescente nas abordagens psicanalítica, cognitiva e comportamental. Aspectos biopsicossociais e culturais do desenvolvimento e da aprendizagem. O desenvolvimento dos papéis sociais e a construção da identidade pelo adolescente. A relação entre aprendizagem e desenvolvimento humano. As teorias contemporâneas da aprendizagem. Teorias da Aprendizagem.

- Teorias da personalidade

A história do conceito de personalidade. Abordagem psicanalítica: estrutura e dinâmica. Origens e pressupostos básicos das escolas psicológicas de base humanista-existencialista e fenomenológica, seus principais autores e desdobramentos da perspectiva humanista na atualidade.



V PERÍODO

- Avaliação da personalidade

Histórico da avaliação da personalidade. As técnicas de avaliação da personalidade na pesquisa e em diferentes contextos de atuação do psicólogo. Aspectos metodológicos e os desafios da cientificidade. Procedimentos e técnicas de investigação da personalidade: expressivas, projetivas (gráficas e temáticas). Inventários, escalas e questionários para a avaliação da personalidade.

- Grupo e relações sociais

Evolução do conceito de Grupo: sociológico e psicológico. Concepção Freudiana, Behaviorista, Lewiniana. Tipos de Grupo: Multidão, Bando, Agrupamento, Grupo Primário e Secundário. Histórico da Dinâmica de Grupo. O diagnóstico grupal: aplicações e limitações. Aplicações psicológicas, pedagógicas e terapêuticas da Dinâmica de Grupo.

- Psicologia do desenvolvimento do adulto e envelhecimento

O desenvolvimento psicológico, cognitivo e afetivo do adulto e do idoso nas abordagens: psicanalítica, fenomenológico-existencial e comportamental. Os papéis sociais desempenhados no contexto familiar, do trabalho, da educação, do lazer e nas demais relações. A morte e outras perdas como integrantes do ciclo vital. Atuação do psicólogo e os direitos do idoso, com ênfase na qualidade de vida.

- Psicologia e deficiência

Conceito de desenvolvimento atípico e de Deficiência. Desenvolvimento atípico: capacidades sensoriais, comportamentais, motoras, cognitivas, perceptivas e psicológicas e sociais. Deficiência e inclusão.

- Psicopatologia

Psicopatologia geral: alterações de funções psíquicas e os principais quadros psicopatológicos. Psicopatologia Fundamental e a sintomatologia do sofrimento psicológico. As categorias e classificações científicas dos transtornos mentais e suas implicações sociais, políticas, psicológicas e éticas.


VI PERÍODO


- Indivíduo e trabalho

O trabalho e a história humana. Evolução histórica da Psicologia Organizacional e do Trabalho. Teorias de administração. Processos de trabalho, a análise do seu contexto e perspectivas. Motivação, significado e vínculos do indivíduo com o trabalho. As relações de trabalho na contemporaneidade. Psicodinâmica do trabalho. Saúde do trabalhador. Situação de trabalho.

- Psicologia da saúde e comunitária

Conceito de promoção, manutenção da saúde, prevenção e tratamento das doenças. institucional e comunitário. A importância dos aspectos psicológicos nos processos epidemiológicos das doenças, nas diferentes especialidades.

- Psicologia educacional e escolar

Psicologia Escolar Crítica e a promoção de saúde. As relações entre desenvolvimento psicológico, aprendizagem e educação. As possibilidades de atuação do psicólogo nas políticas públicas de educação e na construção de uma educação de qualidade para todos

- Teorias e técnicas psicoterápicas

Teorias e técnicas psicoterápicas nas abordagens, psicanalítica, analítico comportamental, humanista, fenomenológica e existencial. A técnica psicoterápica em diferentes faixas etárias. Principais estratégias para o tratamento de transtornos mentais.






Minha opinião depois de três anos de curso:

Bom, eu sou suspeita para falar! Mas eu amo esse curso e não trocaria por nenhum!

É um curso bem puxado, tem que gostar de lê muitoooo e principalmente gostar de pessoas pois é o que norteia nossa profissão, e eu sempre gostei disso, então me encontrei completamente!

Pretendo me especializar em psicopedagogia, pois sou apaixonada por crianças, e foi a área que mais me encontrei, ainda tenho dois anos de curso pela frente, alem dos estágios que já começam no próximo semestre, e irei mostrar tudo para vocês de como está sendo! Fiquem ligadas!







Um super beijo!

2 comentários:

  1. Adorei! Psicologia era minha segunda opção depois de Pedagogia, sempre achei uma área incrível, pra estudar a mente humana tem de ter coragem e paciência. Acabei ficando com Pedagogia mesmo, mas percebi que várias matérias coincidem, achei bem legal! Também pretendo me especializar em Psicopedagogia ❤

    http://sabiabia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Fe , onde você faz seu curso? Fiquei interessada nessa grade e na quantidade de estagios que precisa fazer.

    ResponderExcluir

*Fique a vontade para dar sua opinião
*Deixe seu link para que eu possa te responder/visitar
*Se estiver me seguindo, me avise e te seguirei também


*Obrigada por me visitar e deixar seu comentário,

@fermozelli_